O que está buscando?

Alunos do SESI-SP de Araraquara conquistam prêmios em torneio de robótica

A equipe SESI SMARTEENS participou da competição WRO na cidade de Presidente Epitácio

 Por: SESI-SP de Araraquara
29/08/201810:17- atualizado às 17:06 em 31/01/2019

Os alunos da equipe de robótica SESI SMARTEENS de Araraquara participaram da competição WRO com mais 40 times, nos dias 22, 23 e 24 de agosto, na cidade de Presidente Epitácio, conquistando o 2º lugar na CATEGORIA REGULAR (Desafio de robôs) e o prêmio de Melhor Apresentação na CATEGORIA OPEN (Projeto de pesquisa).

O tema da WRO deste ano é FOOD MATTERS (Questões envolvendo alimento e a sua importância).

A Categoria Regular é uma competição baseada em desafios em que os alunos devem construir e programar seus robôs para realizar missões, como a desta temporada que é AGRICULTURA DE PRECISÃO. A missão do robô é reunir dados sobre a qualidade do solo dos campos de diferentes fazendas e usar esses dados para plantar mudas variadas de acordo com a qualidade do solo.

A Categoria Open é uma competição temática. A missão deste ano é construir um robô que auxilie e sustente a forma como cultivamos, produzimos, compartilhamos e consumimos alimentos.

O projeto apresentado pela equipe na Categoria Open foi a Estufa Inteligente Integrada, sumariamente "EII", que consiste em um sistema de cultivo autônomo (portanto, um robô), construído com peças e mecanismos LEGO, capaz de produzir alimentos saudáveis em larga escala de forma rápida e resiliente, integrando as várias dimensões econômicas e sociais relacionadas à agricultura, sem prejudicar o meio ambiente, em um sistema completo, eficiente e sustentável.

Podemos destacar que o sistema proposto, pautado em uma “Estufa Inteligente Integrada”, capaz de produzir de forma barata, eficiente, ecológica, autossustentável e comunitária, apresenta várias das características necessárias para que seja considerada uma substituta viável à agricultura industrial, podendo ser aplicada em quase qualquer localidade do globo, independentemente de suas adversidades geográficas, climáticas e socioeconômicas, possibilitando completa integração entre agricultura, meio ambiente e sociedade, provando-se como uma solução permanente para grande parte da problemática da alimentação global.

 

EQUIPE SESI SMARTEENS PROJECT - CATEGORIA OPEN
Jhonys de Jesus Mota
Luiz Gustavo de Lima Previero
Murilo Augusto Alves Luzia

 

EQUIPE SESI SMARTEENS ROBOTS - CATEGORIA REGULAR
Enzo Imparato
Juan Fernando Miranda da Silva
Júlio César Parisi Corrêa

 

Leia também