O evento é aberto ao público. A ocasião contará com a exposição de uma réplica do carro do piloto Ayrton Senna
Por: Comunicação SESI Regional
12/12/202415:28- atualizado às 17:17 em 12/12/2024
Nos dias 13 e 14 de dezembro, a Escola Sesi de Jundiaí – Luiz Latorre, na unidade da Vila Hortolândia, será palco das seletivas regionais do Torneio de Robótica, que reúne as modalidades First Lego League (FLL) e F1 in Schools. O evento promete desafiar estudantes a demonstrarem habilidades em tecnologia, inovação e trabalho em equipe. O torneio é aberto ao público e entrada gratuita. É necessário reserva de ingresso no site do Meu Sesi.
“A regional de Jundiaí é um marco que simboliza o potencial de engajamento local, criando uma plataforma onde mais estudantes podem vivenciar o trabalho em equipe, a resolução de problemas e a inovação tecnológica, competências essenciais para o século XXI”, afirma o supervisor técnico educacional do Sesi-SP, Caio de Godoy Camargo. “Além disso, acreditamos que este modelo pode se expandir ainda mais no futuro, alcançando ainda mais escolas e inspirando novos talentos”.
Os competidores terão a missão de projetar e construir robôs, além de criar réplicas em miniatura de carros de corrida. As equipes estão em busca de vagas para a etapa nacional, o Festival Sesi de Educação, previsto para acontecer de 12 a 15 de março de 2025, em Brasília.
Durante os dois dias, 11 equipes da rede escolar do Sesi-SP participarão da competição F1 in Schools. Nesta modalidade, os estudantes simulam a criação de uma escuderia, enfrentando desafios profissionais que vão desde a concepção do carro até as disputas na pista.
“Essa primeira regional da F1 in Schools, em Jundiaí, representa uma expansão significativa do programa no estado de São Paulo. Anteriormente, as equipes tinham a oportunidade de competir apenas em Brasília, o que limitava a experiência a um número reduzido de estudantes. Agora, ao realizar etapas regionais, estamos proporcionando momentos de aprendizagem prática, divertida e inspiradora para um público muito maior, incluindo as comunidades escolares das nossas unidades”, explica o supervisor.
Além da velocidade, outros critérios como o uso de recursos tecnológicos para projetar, modelar e testar os protótipos são avaliados. Neste ano, a experiência do cliente é uma das novidades nos critérios de julgamento. As equipes também são incentivadas a desenvolver projetos sociais, ampliando o impacto de suas ideias para além das pistas.
“As expectativas para essa etapa regional são altíssimas. Estamos confiantes de que nossos estudantes aplicaram todo o aprendizado acumulado ao longo dos meses de preparação, consolidando conhecimentos e desenvolvendo competências fundamentais, como criatividade, comunicação e liderança”, detalha Camargo. “Também esperamos que os valores do programa, como trabalho em equipe, superação e foco em soluções criativas estejam evidentes em cada aspecto do evento. Mais do que uma competição, esta regional é uma celebração do potencial de transformação que a educação e a tecnologia podem proporcionar”, conclui.
11 equipes da rede escolar do Sesi-SP participarão da competição F1 in Schools
Uma réplica da Mclaren MP4/4 pilotado por Ayrton Senna, na temporada de 1988, estará em exposição na Escola Sesi de Jundiaí – Luiz Latorre, na unidade da Vila Hortolândia durante os dois dias de evento.
Esse carro foi considerado pelos críticos como o melhor carro de sua carreira e um dos mais emblemáticos da história da Fórmula 1. Com ele, o brasileiro conquistou seu primeiro título mundial, alcançando oito vitórias e largando na pole position também em oito ocasiões.
“Como um destaque especial, trouxemos uma réplica do carro do Ayrton Senna, que conecta a história da Fórmula 1 com a emoção vivida por muitos nos anos 1990. A presença desse ícone reforça a importância de sonhar grande, inspirando nossos estudantes a buscar a excelência em tudo o que fazem”, Camargo.
Na modalidade First Lego League (FLL), duas seletivas regionais serão realizadas em Jundiaí: a terceira e a quarta do Estado de São Paulo. A terceira etapa contará com a participação de 12 equipes de escolas públicas e ONGs, enquanto a quarta etapa receberá 27 times de escolas particulares e equipes independentes.
O tema deste ano, "Submerged" (Submerso), desafia os participantes a explorar problemas reais relacionados ao ambiente aquático. As equipes competem em quatro categorias: projeto de inovação, desafio do robô, design do robô e core values. Na categoria de projeto de inovação, os estudantes precisam identificar um problema real e propor soluções inovadoras ou aprimoramentos para lidar problemas já existentes.
O torneio é uma oportunidade única para jovens talentos mostrarem seu potencial, unindo criatividade, conhecimento técnico e colaboração em um evento que celebra a ciência e a tecnologia.
A terceira etapa contará com a participação de 12 equipes de escolas públicas e ONGs,
enquanto a quarta etapa receberá 27 times de escolas particulares e equipes independentes.