O que está buscando?

Ator do Théâtre du Soleil (França) oferece oficina de teatro no SESI Araraquara

Nesta oficina, serão abordadas pequenas criações coletivas a partir da tradição russa do encenador pedagogo Stanislavski e do trabalho coletivo da trupe francesa. A oficina será ministrada em português.

 Por: Rodolfo Groppo Martim
06/07/201819:08- atualizado às 19:22 em 05/02/2019

O SESI Araraquara recebe, no dia 21 de julho de 2018, a oficina "Teatro: uma caminhada coletiva", com  Arman Saribekyan, ator do Théâtre du Soleil, trupe francesa dirigida pela encenadora Ariane Mnouchkine há mais de 50 anos. No curso, os participantes poderão entrar em contato com os "études", da tradição russa do encenador-pedagogo Konstantin Stanislavski, e com os exercícios de coro e as criações coletivas a partir da prática teatral vivida pelo grupo na França. A oficina é destinada àqueles e àquelas com idade a partir de 16 anos que queiram aprofundar seus estudos sobre teatro e para quem já trabalha com as artes cênicas.

O objetivo é proporcionar aos participantes um espaço de criação, improvisação e construção coletiva de histórias na cena. Para tanto, serão abordados exercícios corporais e vocais, criação e improviso de cenas. Para tanto, um trabalho prévio para a criação será necessário: uma troca entre os participantes do curso, um espécie de "sonho coletivo" e um desenvolvimeno da situação, do contexto e da história que os participantes desejem criar. Este trabalho de preparação do improviso é praticado no Théâtre du Soleil durante suas criações dos espetáculos – que o grupo chama de "concoctage", quando fazem um trabalho de imaginação coletiva e vão em busca da ação concreta, da motivação interior de cada situação -, o que permitirá o bom desenvolvimento da improvisação.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas na Secretaria Única do SESI Araraquara. Para se inscrever, é necessário comparecer pessoalmente com os seguintes documentos: RG e CPF (original e cópia) e comprovante de endereço. Menores de idade (oficina para pessoas com idade a partir de 16 anos) devem comparecer com maior responsável, que também deve portar os mesmos documentos, em via original e cópia. A oficina possui um investimento de R$40,00, que devem ser pagos no momento da inscrição, em dinheiro ou cartão de débito ou crédito. 

A Secretaria Única do SESI Araraquara funciona de terça à sexta, das 12h às 18h30 e aos sábados das 9h30 às 13h.

Maiores informações: 16 3305-2518 ou através do e-mail cacararaquara@sesisp.org.br

 

Leia também