A camerata do Núcleo de Música do SESI Bauru abre o evento no dia 31 de agosto
Por: Karina Costa, Núcleo de Comunicação
08/08/201912:02- atualizado às 15:50 em 08/08/2019
Entre os dias 29 e 31 de agosto, o SESI Araraquara recebe a segunda temporada da Mostra SESI-SP de Música Erudita na unidade. Uma oportunidade de os espectadores apreciarem grupos difusores do gênero, desde sua forma mais pura e tradicional até as fases mais difundidas entre o grande público, com misturas harmoniosas de ritmos populares brasileiros, e até revolucionários. Serão 3 apresentações, com ingressos gratuitos, que devem ser reservados pelo sistema Meu SESI.
Cada uma das atrações faz parte de uma série: “Villa-Lobos e a Música Brasileira” tem o intuito de mostrar, panoramicamente, a interferência do popular no “intocável” erudito; O concerto parte da série “Viagem Através da Música“ leva os espectadores a um passeio sonoro e visual. Os musicistas passam, por exemplo, pelo som alemão esmiuçado e detalhista, da era artística Rococó; e, por fim, “Música Antiga: o início de tudo” transporta o ouvinte aos séculos passados. A série é carregada com sonoridades trazidas de outros tempos, como cantos gregorianos e música sacra dos séculos III e IV.
Durante os shows, acontece uma ação integrada de formação de público para música erudita: os grupos conversam com os espectadores sobre processo de composição, repertório, estilo, período histórico e instrumentação.
Com o intuito de valorizar e prestigiar a educação musical do SESI-SP, no dia 31, sábado, a abertura do concerto fica por conta do Núcleo de Música do SESI de Bauru, formado por alunos de nossos cursos de iniciação musical e camerata de cordas, que visam promover a excelência, o acesso à música e sensibilidade estética e artística.
A mostra acontece, simultaneamente, em 15 unidades do SESI pelo Estado de São Paulo: A. E. Carvalho, Araraquara, Birigui, Campinas Amoreiras, Franca, Itapetininga, Marília, Mauá, Mogi das Cruzes, Piracicaba, Rio Claro, Santos, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, São José dos Campos. Para mais detalhes da programação, clique aqui.
Confira as atrações da unidade e reserve seu ingresso!
Atrações |
29 de agosto | quinta, 20h
Duo Auleum A Influência do Rococó Alemão na Inglaterra do século XVII Influenciados pelo estilo artístico contraposto ao clássico barroco, representado musicalmente pelo alemão Johann Christian Bach, o Duo Auleum se propõe a apresentar ao público uma mistura sinestésica audiovisual, onde instrumentos utilizados na época trazem sua magnitude sonora para os dias atuais. Conduzidos pelo exagero característico do rococó de Jean-Honoré Fragonard, o duo leva ao repertório composições de Bach e Karl Friedrich Abel, Adagio e Allegro, presenteando o público com os sons oferecidos pela viola da gamba, cravo e virginal. Série: Viagem através da Música |
30 de agosto | sexta, 20h Brassampa Toca Villa Visando retomar a história da Música Clássica de forma cronológica, a partir do essencial erudito, o quinteto Brassampa apresenta há mais de 10 anos canções de musicistas indispensáveis, como Johann Sebastian Bach, Carlos Gomes, Alberto Ginastera e Heitor Villa-Lobos. Eles também ressaltam a evolução da sociedade com seu repertório rico. Composto por instrumentos de metais, o quinteto realiza concertos descontraídos, onde a musicalidade e seriedade do erudito entram em contraste com a informalidade de interagir com o público. Série: Villa-Lobos e a Música Brasileira |
31 de agosto | sábado, 19h30 TriOupe Ars de Pulsatione Abertura com a Camerata do Núcleo de Música do SESI de Bauru TriOupe traz para o público uma viagem musical diversificada e dinâmica, inspirada nas caravanas que reuniam atores, músicos e poetas, mostrando os diversos históricos pertencentes à família do violão. O grupo, formado por Dagma Eid, Ananda Roda e Ivan Oliveira, explora autores renascentistas e barrocos de músicas de câmara dos séculos XV e XVll. Explorando as formações em solo, duo e trio, os artistas trazem ao palco um toque pessoal e sua concepção musical concebida nos estilos musicais vigentes na época. Série: Música Antiga: O Início de Tudo |
Sobre a Mostra SESI-SP de Música Erudita
Referência no calendário musical do Estado de São Paulo, a Mostra SESI-SP de Música Erudita é, antes de tudo, uma oportunidade de conhecimento aos ouvidos ainda pouco acostumados com o estilo. Em um país multicultural como o Brasil, aberto a novas referências o tempo todo, a música erudita resiste e está mais viva a cada dia. Isso com a ajuda de entidades como o SESI-SP, que entendem a importância da conservação e difusão desse patrimônio imaterial. São obras que mudaram a sua época, não apenas na cultura, mas nas próprias dinâmicas sociais do público que teve o prazer de presenciar a euforia de sua criação.
Mais informações: clique aqui.