O que está buscando?

30 anos do Núcleo de Artes Cênicas do SESI-SP é comemorado com intensa programação teatral

Com atividades pedagógicas gratuitas focadas no Teatro, o Núcleo oferece cursos livres a crianças, adolescentes, adultos e idosos.

 Por: SESI Araraquara
14/12/201713:58- atualizado às 08:29 em 15/12/2017

Em 2017, o Núcleo de Artes Cênicas do SESI-SP comemora 30 anos. Com atividades pedagógicas gratuitas focadas no Teatro, o Núcleo oferece cursos livres a crianças, adolescentes, adultos e idosos, apresentando esta arte como uma experiência de convívio em grupo e provocando uma sensibilização estética e ética. Em Araraquara, foi marcado por uma produção teatral contínua guiada muitos anos por Álvaro Alves Filho, em seguida por Joice Rodrigues de Lima, Fernanda Stein, Renato Alves e, atualmente, por Rodolfo Groppo. Para comemorar as três décadas de atividade, além do Projeto Cena Livre - composto por apresentações das turmas do NAC -, foi lançado o livro “Atos de Coexistência”, com texto de Valmir Santos e fotos de Bob Sousa, que conta a história desses trinta primeiros anos.  

O Núcleo de Artes Cênicas é um espaço de incentivo ao teatro amador e encontra sua potência máxima nas turmas de Múltiplas Linguagens, que durante o ano inteiro realiza a criação e montagem de um espetáculo teatral. Sendo o projeto um lugar de livre convivência da diversidade, o tema de 2017, escolhido para comemorar os 30 anos, foi Portas Abertas. No SESI Araraquara, este mote levou à criação do espetáculo “Kori Ipe Ipe Kori”, o qual coloca em cena o próprio desenvolvimento de uma criação teatral. Levando em consideração o fator processual do teatro, todas as apresentações, realizadas pelo Projeto Cena Livre, foram acompanhadas de uma atividade de mediação sobre o Teatro Contemporâneo, bem como um debate nos finais do espetáculo, onde foram acolhidas as mais diversas opiniões, efetivando ainda mais um território de Portas Abertas.

Além das apresentações nas cidades onde cada NAC é sediado, foi realizado também o Encontro Cena Livre, momento em que os alunos do curso de Múltiplas Linguagens puderam trocar com as turmas do Núcleo de outras cidades. Composto por oficinas, bem como pela apresentação e apreciação de espetáculos, a atividade elevou a potência do teatro como a arte do encontro ao colocar em diálogo profissionais e alunos que constroem cotidianamente os 21 Núcleos de Artes Cênicas do SESI-SP.

Da mesma forma, os cursos semestrais de iniciação teatral também são locais de convivência e troca. Estes cursos gratuitos são divididos em turmas para crianças, adolescentes, adultos e idosos e suas inscrições abrem no começo de cada semestre. Comemorando os 30 anos do NAC, estas turmas também se apresentaram, com espetáculos de autoria própria ou textos teatrais consagrados.

Nestes 30 últimos anos, o NAC celebrou e fomentou a arte do encontro, da convivência, da relação. Dessa maneira, ele reconhece o papel da formação artística e cultural em nossas vidas, incentivando a experiência de assistir e de fazer teatro. Presente em 21 unidades da capital, do interior e do litoral do estado de São Paulo, o Núcleo de Artes Cênicas tem as portas abertas para aqueles que desejam vivenciar a arte do teatro.

 

Leia também