O que está buscando?

II Semana Teatro em Foco movimentou o SESI Araraquara com o tema Espaços Poéticos

Realizada de 9 a 18 de maio, a II Semana Teatro em Foco se dedicou a refletir sobre os Espaços Poéticos em que uma criação teatral pode ser apresentada.

 Por: Sesi Araraquara
20/05/201918:03- atualizado às 10:39 em 23/05/2019

A II Semana Teatro em Foco teve como eixo o tema Espaços Poéticos e trouxe uma variedade de atividades culturais realizadas em espaços diversos. A Semana começou com a exibição do documentário "Boccaccione 10 anos - nem aqui, nem ali e nem lá" e o curta metragem "A Vida é Filme", ambos de produção da Cia. Teatral Boccaccione em parceria com produtoras de audiovisual. Após as exibições, que aconteceram no espaço do Teatro, alguns atores da companhia conversaram com o público sobre os 13 anos da companhia. 

O segundo dia foi dedicado às crianças com o espetáculo de Teatro Infantil "O Médico e a Comadre", da Cia. Boccaccione, único espetáculo para palco italiano, ou seja, que foi apresentado no Teatro. Neste dia, o SESI Araraquara contou com a presença de alunos e alunas do Projeto Guri, além de alunos da Rede SESI-SP de Ensino. 

Já no dia 11 de maio, foi a vez da Cia. apresentar o primeiro espetáculo em espaço alternativo. "A Vida é Sonho" foi apresentada para 120 pessoas no ginásio poliesportivo do SESI Araraquara. 

A Semana contou ainda com parceria do curso Técnico Ator do SENAC Araraquara, que participou com a turma noturna da oficina "A Cena Teatral em Espaços Poéticos", ministrada pelo ator Marcelo Evangelisti da Cia. Boccaccione. Realizada de 14 a 16 de maio, a oficina investigou modos criativos  em relação ao espaço e as dramaturgias despertadas a partir deste contato. A oficina foi realizada para 35 pessoas, contando com participantes da comunidade e alunos do Núcleo de Artes Cênicas do SESI Araraquara, e apresentou, no dia 18 de maio, como resultado da oficina, uma intervenção cênica.

No dia 18, fechamos a Semana com o Festival Cultural, um evento de 7 horas de duração que contou com a parceria da Rolê Feira, coletivo de economia criativa, que organizou a presença de 32 expositores, entre food trucks, cerveja artesanal, artesanato e moda, saúde, música e alimentação consciente. No dia, também foi lançado o livro infantil "Pichirin-Bonbon", da autora Cristina Martins, e uma contação de história do livro feita pela Fernanda Massi, através do Sábado Literário. Além da intervenção cênica resultante da oficina, também foi apresentado, no espaço dos quiosques, o espetáculo intinerante "Ninguém Aguenta Mais - o que não cabe em mim cabe na rua", da Cia. Boccaccione. A noite foi encerrada com o Trio Mandacarú, apresentando o melhor do forró pé-de-serra.

Durante toda a semana, passaram pelo SESI Araraquara 1.123 pessoas, curtindo arte e cultura, se encontrando e debatendo sobre as relações do teatro com o espaço e a sociedade. Um evento de relevância cultural, que fortaleceu parcerias e uma rede criativa. Veja as fotos na galeria abaixo. 

 

Leia também