O que está buscando?

Sesi Araraquara Basquete anuncia mais um reforço para o Paulista 2021

Durante a estreia na competição, o time registrou também a atuação da atleta mais jovem da história da equipe a disputar um campeonato adulto

 Por: Ellen Costa, Sesi Araraquara Basquete
15/09/202118:04- atualizado às 19:00 em 15/09/2021

O time de basquete feminino do Sesi Araraquara já fez sua estreia no Campeonato Paulista, mas a montagem da equipe continua em andamento. A mais nova atleta a vestir a camisa do time é a atual campeã paulista, Erika Regina Leite.

Atleta desde os 12 anos de idade, a ala chegou a Araraquara antes da estreia da equipe no campeonato, porém por razões contratuais não pôde entrar em quadra na primeira rodada da competição. Hoje com 28 anos, Erika acumula três vitórias no Campeonato Paulista (2020, 2018 e 2017), três medalhas de bronze na LBF (2021, 2019 e 2018) e dois títulos de campeã mundial militar (2016 e 2015).

Além de Erika, o Sesi anunciou também a contratação da pivô Ana Luiza e da ala Diully Silva. 

Ana Luiza da Silva Paulino de 19 anos, foi vice-campeã sul-americana com Seleção Brasileira Sub-17 em 2019. A atleta de 1,95m de altura, também representou o Brasil no Mundial Sub-19 realizado na Hungria em agosto deste ano e foi convocada para a Copa América 2021. 

Diully Nicole Feitosa da Silva joga basquete desde seus 10 anos de idade e carrega o título de campeã da copa sul-americana Sub-17/Sub-19. A paulistana de 17 anos também possui outras conquistas como: campeã da 1ª Etapa ANB3x3 Sub-18, vice-campeã da Copa São Paulo categoria adulto, vice-campeã da Copa Brasil Sub-15, medalha de bronze no Campeonato Paulista Sub-15, vice-campeã da Copa Brasil e do Paulista Sub-14 e muitos outros. 

 

 

 

Atleta mais nova a estrear no campeonato adulto pelo Sesi Araraquara

Na última sexta-feira, durante a estreia da equipe araraquarense no Paulista, a lateral Sofia Santos se tornou a atleta mais jovem a jogar no time adulto do Sesi Araraquara Basquete. Durante a disputa, a jogadora de apenas 15 anos registrou dois pontos para o Sesi e um roubo bola.

“Foi uma experiência muito boa! É gratificante ver que há confiança em meu trabalho, além de ter a oportunidade de jogar com atletas mais experientes, pois consigo aprender bastante com elas, tanto na parte coletiva, quanto na individual. Elas são exemplos para mim.” – comemorou a fadinha do Sesi.

 

Sofia Santos (13), Silvia Gustavo (1) e Juliana Souza (14) durante a disputa

 

Sofia também comentou sobre o que espera para as rodadas que estão por vir. “Minhas expectativas para os próximos jogos são excelentes, sabemos que temos muito a melhorar, mas me mantenho sempre otimista, pois somos um time com bastante capacidade de evolução e aprendizado”.

 

Estreia no Paulista

O time araraquarense estreou no Campeonato Paulista na última sexta-feira (10), no Ginásio do Sesi Araraquara. A disputa contra o Vera Cruz Campinas acabou em vitória para o experiente time visitante que finalizou o jogo com 72 pontos contra 33.

Para Daniel Wattfy, técnico do Sesi Araraquara, a diferença de idade das atletas e experiência do Vera Cruz Campinas foi um dos fatores principais para o placar final. “Nossa equipe está sendo montada aos poucos. Estávamos com apenas oito atletas disponíveis, sendo a maioria jogadoras da base, tanto que a média de idade do nosso time não atingiu os 20 anos, enquanto a média do Vera Cruz passou dos 28. A diferença de pontos no placar reflete sim a diferença das esquipes, mas momentaneamente” – analisou o técnico.

Pelo Sesi entraram em quadra as atletas Beatriz Aneas (19 anos), Raquel Silva (17 anos), Gabriella Sossô (22 anos), Júlia Celestino (20 anos), Sofia Santos (15 anos), Juliana Souza (22 anos), Ana Luiza Paulino (19 anos) e Diully Silva (17 anos).

Desde 2018, ano de formação do time araraquarense, uma das missões da equipe é mesclar atletas da base com atletas adultas para proporcionar a troca de experiências, além de valorizar e incentivar as jogadoras mais novas para que possam crescer cada vez mais na modalidade.

 

Expectativas e próxima disputa da equipe

Agora com a chegada de Erika e a liberação de Aline Moura para entrar em quadra, Daniel aposta em uma melhor atuação da equipe.

“Com a entrada da Erika e da Aline acredito que o time se sairá melhor nas próximas rodadas. A Aline está voltando de um período de recuperação, então teremos que administrar bem o tempo dela em quadra, mas a Erika é uma jogadora muito experiente e uma peça muito importante para nós no campeonato” – comentou.

Daniel também falou sobre os treinos e a possibilidade de mais atletas chegarem para compor a equipe. “Ainda não estamos com o elenco completo, temos a expectativa da adesão de mais atletas e por conta disso estamos com algumas limitações nos treinos coletivos. Mas com relação aos treinos individuais estamos conseguindo dar uma boa carga nas atletas para que possam suportar uma próxima temporada”.

No próximo sábado, 18 de setembro, o Sesi viaja até Sorocaba para enfrentar o time da casa na segunda rodada do Campeonato Paulista. O jogo será às 18h, no ginásio da Escola Portal R. Romeu Nascimento, de portas fechadas. O público poderá acompanhar a transmissão ao vivo da partida pelo canal da GCS Sports no Youtube. 

"Sorocaba tem uma equipe base muito boa, então sabemos que será uma disputa trabalhosa, ainda mais por ser um jogo fora de casa, mas esperamos evoluir bastante e quem sair com a vitória" - explica o técnico.

Leia também