Programa Atleta do Futuro

O programa Atleta do Futuro, com mais de 25 anos de história, promove formação e cultura esportiva. Tudo oferecido gratuitamente para crianças e jovens de 6 a 17 anos. A proposta é contribuir para a garantia do direito de acesso ao esporte de qualidade a partir da metodologia elaborada pelo SESI-SP, que alinha o esporte ao desenvolvimento integral dos participantes. Ao promover formação esportiva, o SESI-SP permite que os alunos e alunas aprendam diferentes modalidades esportivas, com conteúdo e estratégias adequadas para cada faixa etária. Ao difundir a cultura esportiva, a instituição permite que o aluno desenvolva uma relação na qual o esporte faça parte de sua vida, seja como praticante, espectador ou profissional.

PERÍODO PARA REMATRÍCULA 2020

 

Para os alunos que estavam inscritos no Programa Atleta do Futuro em 2019, segue abaixo o período para rematrícula para as aulas em 2020 e garanta já sua vaga.

 

Natação: de 21 a 25 de janeiro de 2020

Demais Modalidades Esportivas: de 04 a 08 de fevereiro de 2020

 

Para a realização da Rematrícula, favor o Responsável comparecer a Secretaria Única no período indicado com a carteirinha da criança e exame clínico e/ou dermatológico atualizado se necessário.

 

Para mais informações referente a vagas e inscrições entrar em contato pelo número: (16) 3305-2518.

 

  • Aulas e eventos: planejadas com conteúdo esportivo adequado a cada faixa etária e às diferentes modalidades esportivas oferecidas.
  • Marcadores Sociais no Esporte: Durante as aulas, são abordados aspectos ou questões que marcam as diferenças no cotidiano dos membros de cada turma. Temas como a variação de habilidades motoras, gênero, raça, realidade socioeconômica, altura, etnia e peso podem surgir espontaneamente durante as aulas e discussões. Caberá ao professor realizar essa mediação, para que o aluno aprenda a conviver com a diferença sem o preconceito.
  • Participação da família: As famílias também são envolvidas no programa por meio de reuniões, eventos e na avaliação do aluno.

 

Público: a partir de 6 a 17 anos

  • Estudantes e usuários do SESI
  • Filhos de beneficiários das indústrias
  • Comunidade em geral

Por meio de atividades lúdicas, as crianças começam a desenvolver habilidades motoras fundamentais e capacidades coordenativas bem como despertam o prazer pela prática esportiva.

Começam a ser iniciados os conceitos e fundamentos básicos de diversas modalidades esportivas, com o desenvolvimento de atividades e jogos adaptados e pré-desportivos.

Iniciação específica em uma modalidade esportiva, abordando seus princípios e fundamentos básicos.

Aprofundamento técnico, tático e nas regras da modalidade específica.

Aprofundamento técnico, tático e nas regras da modalidade específica.

 

LINHA DO TEMPO

Foi estruturado um novo “marco lógico” do programa, ressaltando a Formação e a Cultura Esportiva, com um novo Sistema de Avaliação que reforça a participação da família, seguindo o que há de mais moderno e inovador em programas com viés social. Houve a implantação do sistema de dados e gestão do programa em ambiente online, com ações técnicas e administrativas ao alcance de todos.

Novas parcerias com prefeituras e com empresas contribuem para a expansão do programa.

Ampliação de parcerias no Estado de São Paulo. Em âmbito nacional, prosseguimento da divulgação do conhecimento adquirido com a consolidação do programa em São Paulo e entrega de cadernos didáticos desenvolvidos pelo Sesi-SP para auxiliar as práticas.

Processo de disseminação do programa para o Sesi dos demais estados do Brasil. Três mil professores de todo o país são capacitados para desenvolver a metodologia.

Período de remodelação da metodologia sob a orientação de profissionais da Unesp. Nome muda para “Programa Sesi Atleta do Futuro”.

Iniciativa pioneira tem início no Sesi-SP. Na época, com o nome de “Projeto Atleta do ano 2000”, a partir de parceria com Unicamp. Em 1996, iniciou as parcerias com prefeituras, empresas e associações, que passa a se chamar “Projeto Atleta do Futuro”.

Leia também